Série: Kafka

Olá! Aqui você vai encontrar o índice de postagens falando a respeito de Kafka, filas e mensageria, abordando desde os conceitos teóricos, instalação e utilização dos padrões de evento e mensageria.

Trabalhando com Kafka e Eventos: No princípio, era o observer

Olá pessoas! Este é o primeiro artigo de uma série sobre Kafka e como ele pode te ajudar na implementação de eventos na sua aplicação. Kafka, entre outras coisas, trabalha formidavelmente como message broker. E no decorrer dessa série vamos aprender a usar o Kafka nessa abordagem. Já, na minha sincera opinião, para você dominar eventos, precisa primeiro entender quando e como implementar o padrão Observer. E é exatamente isso que faremos neste artigo!

Como o Kafka funciona?

No que diz respeito a conceitos, todos os message brokers são muito parecidos. O algoritmo do Kafka, no entanto, apresenta algumas novidades que permitiram ele chegar ao patamar de 1.1 trilhões de mensagens processadas por dia! Para extrair todo esse potencial, é preciso que a pessoa desenvolvedora saiba como o Kafka funciona, facilitando o processo de tomada de decisão – no desenvolvimento ou na arquitetura.

Rodando o Kafka no meu computador com docker-compose

Para que possamos escrever os nossos primeiros programas utilizando Kafka, é preciso que ele esteja configurado e rodando. Assim, vamos utilizar o docker-compose para levantar uma instância simples do Kafka e vamos utilizar o Conduktor como nossa GUI de acesso e configuração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.