Quem sou?

Oi! Eu sou o FT!

O nome completo é Francisco Thiago de Almeida, mas você pode chamar de Chico, Thiago, FT… Fique à vontade!

Trabalho com computadores há muito mais tempo do que gostaria de assumir. Comecei como monitor em uma escola de informática e hoje sou Arquiteto de Software na maior cervejaria do planeta: A Ambev Tech, braço tecnológico da Ambev.

Experiência profissional

Minha primeira experiência foi como monitor em escola de informática. Depois do ensino técnico, comecei a trabalhar com Delphi. Nesta linguagem adquiri a maior parte da minha experiência como dev, atuando nos setores público e privado. Os sistemas que ajudei a desenvolver foram dos mais diversos segmentos: Transporte, Comércio, Produção, ERP, Justiça e Gestão Documental de processos. Os primeiros WebServices que publiquei também foram escritos em Delphi.

E por falar em Delphi, como forma de reconhecimento pelo meu trabalho com a comunidade, fui agraciado com o título de Embarcadero MVP em 2020. Pra mim, um título muito significativo, tendo em vista a minha caminhada profissional e envolvimento com a comunidade de software.

Francisco Thiago de Almeida é Embarcadero MVP
Embarcadero MVP

Mas não fiquei apenas no Win32. Com PHP dei manutenção em um ERP, responsável por atender a empresa de transportes pública de uma cidade do ABC Paulista e além de escrever uma loja virtual. Também estudei outras tecnologias web, mas nada profissional. Apenas por curiosidade.

Minha última atuação como desenvolvedor foi utilizando a linguagem C#. Com ela atuei em FinTech, utilizando modelos distribuídos, desenvolvemos sistemas de notificação (e-mail, push e sms). Também fui tech lead da equipe responsável por entregar o autorizador de operações débito/saque da mesma empresa. Com certeza, um grande desafio!

Teólogo?

Creio que seja importante falar sobre isso, pois gera dúvidas e estranhamento em muitas pessoas. O que é, em parte compreensível. Digo “em parte” apenas porque grande parte das pessoas que hoje trabalham com desenvolvimento de software não tem formação na área. Logo, minha formação teológica seria tal qual qualquer uma outra. Mas sim, há uma diferença.

Parte importante da minha formação “humana” foi a Faculdade de Teologia que cursei e do período em que deixei a tecnologia para atuar como pastor na Igreja Metodista. Foi um tempo que me ajudou a desenvolver várias soft-skills que fazem diferença no ambiente de trabalho e tem me ajudado bastante nesta caminhada como dev. Hoje, longe da “batina”, me dedico exclusivamente a carreira de dev.

Por tanto, eu poderia dizer, com tranquilidade, que ao longo desse “período religioso”, gerenciei equipes multidisciplinares, compostas em uma média de 200-300 pessoas voluntárias, exercendo trabalhos de educação, cuidados com a saúde, organização de eventos, gerenciamento de conflitos e aconselhamento pessoal.

Formação tecnológica

Seguindo os passos de muitos outros, comecei a estudar desenvolvimento em casa mesmo. O que me levou para um curso técnico que, por motivos familiares, não consegui completar a última matéria.

Mas como sou alguém que acredita na educação, cursei uma pós-gradução (especialização) em “Arquitetura de soluções na plataforma .Net”. Esta especialização denota para onde estou apontando a minha carreira. Todavia, como a vida me ensinou, linguagens são ferramentas. Logo, o que precisar ser feito, será feito na melhor linguagem disponível no mercado.

E hoje?

Hoje componho o time de arquitetura da AmbevTech. Já atuei em um squad dedicado a inovação do processo cervejeiro. E hoje sou responsável pela arquitetura e desenvolvimento de um sistema que irá revolucionar a gestão de performance de produção de líquidos. Trabalhamos com diversas linguagens, atendendo as mais diversas áreas da cervejaria (inclusive, envie seu currículo pra mim!). Sou coordenador do grupo de Meetup Delphi Ingá, e junto com o meu amigo Ivo, estamos tocando o BEMUG (Backend Maringá) na cidade de Maringá-PR e incentivador ativo da disseminação de conhecimento, ministrando palestras sobre carreira e desenvolvimento. Justamente por isso que construí este blog: para ajudar a espalhar conhecimento.

E amanhã?

Recentemente atingi o meu “amanhã”, ao assumir uma das cadeiras de arquitetura de software da maior cervejaria do planeta. Meu foco hoje está totalmente voltado ao meu aprimoramento pessoal nessa posição, além de estar dedicado ao aperfeiçoamento do time. Essa é uma das coisas que eu mais gosto de fazer: ajudar as pessoas a progredirem na sua carreira.

E Just for fun, brincar com IoT, Assistentes pessoais… Esses brinquedos que serão, sem dúvida, o futuro das nossas interfaces. É sempre bom estar pronto para novidades, não é mesmo?

Para saber mais, você pode me seguir nas redes sociais ou mandar perguntas aqui pelo blog!