Quem sou?

Oi! Eu sou o FT!

O nome completo é Francisco Thiago de Almeida, mas você pode chamar de Chico, Thiago, FT… Fique à vontade!

Trabalho com computadores há muito mais tempo do que gostaria de assumir. Comecei como monitor em uma escola de informática e hoje sou dev em uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil – DB1 Group.

Experiência profissional

Minha primeira experiência foi como monitor em escola de informática. Depois do ensino técnico, comecei a trabalhar com Delphi. Nesta linguagem adquiri a maior parte da minha experiência como dev. Atuei nos setores público e privado. Os sistemas que ajudei a desenvolver foram dos mais diversos segmentos: Transporte, Comércio, Produção, ERP, Justiça e Gestão Documental de processos. Os primeiros WebServices que publiquei também foram escritos em Delphi.

Mas não fiquei apenas no Win32. Com PHP dei manutenção em um ERP público, responsável por atender a empresa de transportes pública de uma cidade do ABC Paulista e também escrevi uma loja virtual. Também estudei outras tecnologias. Também brinquei com outras tecnologias web, mas nada profissional. Apenas por curiosidade.

Parte importante da minha formação pessoal foi a Faculdade de Teologia que cursei e do período em que deixei a tecnologia para atuar como pastor na igreja metodista. Foi um tempo que me ajudou a desenvolver várias soft-skills que fazem diferença no ambiente de trabalho e tem me ajudado bastante nesta caminhada como dev. Hoje, longe da batina, me dedico exclusivamente a carreira de dev.

Mas como sou alguém que acredita na educação, cursei uma pós-gradução (especialização) em “Arquitetura de soluções na plataforma .Net”. Esta especialização denota para onde estou apontando a minha carreira. Todavia, como a vida me ensinou, linguagens são ferramentas. Logo, o que precisar ser feito, será feito na melhor linguagem disponível no mercado.

E hoje?

Hoje componho o time da DB1 Global Software, trabalhando com Delphi em um modelo de outsourcing. Sou coordenador do grupo de Meetup Delphi Ingá, na cidade de Maringá-PR. E incentivador ativo da disseminação de conhecimento, participando de palestras sobre carreira e desenvolvimento. E é justamente por isso que construí este blog: para ajudar a espalhar conhecimento.

E amanhã?

Estou estudando C#, Golange, PHP e algumas bibliotecas js para frontend. O mercado procura profissionais poliglotas, que sejam flexíveis e atendam as necessidades mais imediatas. Então é sempre bom estar pronto para novidades, não é mesmo?

Para saber mais, você pode me seguir nas redes sociais ou mandar perguntas aqui pelo blog!